Obras

Obras > A Luneta do Tempo

Sinopse

A partir da história de Lampião e Maria Bonita no sertão, o filme cria personagens fictícios que viverão amores e aventuras num universo circense ao lado dessas lendas folclóricas, ao som de cordel também escrito por Alceu Valença.

Depoimento do diretor

Comecei a escrever um poema de cordel, logo depois da morte de meu pai, Décio de Souza Valença, em 1999. Passei alguns dias na Fazenda Riachão, onde nasci e fui criado até os sete anos de idade. Imediatamente fui tomado pelas referências da minha infância, a cultura dos cantadores, violeiros, emboladores, cegos de feira, cordelistas, vaqueiros, os velhos circos do interior, o cangaço.

Um dia mostrei o texto ao Waltinho Carvalho, que me disse: “Isto é cinema!”. Procurei adquirir maior conhecimento sobre audiovisual e mergulhei fundo. Assisti a diversos filmes, estudei roteiro, direção, montagem, até me sentir preparado para o desafio. Minha arte sempre se aproxima da reflexão, seja na música, na poesia, agora no cinema. É uma arte espontânea de um criador que não vai pela cabeça de ninguém. Foram 14 anos trabalhando neste filme, desde a elaboração do roteiro até as duas etapas da filmagem (em 2009 e 2011).

O filme tem um viés político também, a partir do momento em que ele questiona o papel mítico de Lampião. É uma visão diferente das apresentadas anteriormente sobre o mito de Virgulino. E escolhi um viés lírico, poético, mas ainda assim político. Sou de uma geração que vivenciou e debateu política ativamente. Meu pensamento é essencialmente político.

Tive a sorte de contar com grandes atores, como Irandhir Santos e Hermila Guedes, nos papéis de Lampião e Maria Bonita, e utilizei a intuição para revelar novos atores e não-atores convertidos. É o caso de Tito Livio, Ari de Arimateia, Ivair Bahia, Charles Teony, Ceceu Valença, entre outros, que ajudaram a dar vida e verdade à saga da Luneta.

Compus cerca de oitenta músicas para a trilha, que é inteiramente original. No final, entraram umas 30, entre canções e temas incidentais. Canto em boa parte da trilha, dobro vozes, toco violão, flauta, viola. Também há canções interpretadas por Ari de Arimateia, que vive o sanfoneiro Severo Filho, o cangaceiro circense que queria ser Luiz Gonzaga. Vários músicos participaram das gravações, incluindo Paulo Rafael, na guitarra e na viola, e Jean Dumas nas percussões.

Elenco

Lampião Irandhir Santos
Maria Bonita Hermila Guedes
Severo Brilhante Evair Bahia
Dona Dodô Ana Claudia Wanguestel
Nagib Mazola Ceceu Valença
Nair Khrystal
Antero Charles Theony
Severo Ari de Arimateia
Mateus Encrenqueiro Helder Vasconcelos
Severino Castilho Tito Lívio
Velho Mazola Roberto Lessa
Véio Quiabo Alceu Valença

Ficha técnica

Título Original A Luneta do Tempo
Título em inglês The Telescope of Time
Ano 2014
Duração 99min
Gênero Drama, Faroeste
Idioma Português
Direção Alceu Valença
Roteiro Alceu Valença
Produção Focus Films
Produtores Tuinho Schwartz / Yanê Montenegro
Fotografia Luis Abramo
Música Alceu Valença
Direção Musical Alceu Valença
Som Jorge Saldanha
Paulo Ricardo Nunes
Mixagem Ricardo Cutz
Figurino Diana Moreira
Montagem Alceu Valença / Rafael Todeschini / Gustavo Caldas / Tuco
Direção de Arte Moacyr Gramacho